Aprenda como eliminar toxinas do organismo por meio da respiração

62

Poucas pessoas sabem o poder que tem a respiração quando realizada da maneira correta, o que quero compartilhar com vocês aqui é um processo muito simples, porém poderoso para eliminação de toxinas do seu organismo.

Para termos uma vida saudável é crucial mantermos o nosso sangue limpo, ele o veículo que transporta oxigênio e nutrientes para todas as células do nosso corpo. Se você tiver um sistema circulatório saudável, terá uma vida longa e sem problemas de saúde.

O que talvez você não saiba e que você pode contribuir para a limpeza do seu sangue por meio da respiração!

A respiração controla não só a oxigenação das células, ela controla também o fluxo do fluido linfático, mas que é o sistema linfático? Algumas pessoas consideram que ele é a rede de esgoto do organismo, pois é onde as células liberam seus “excrementos”. Cada célula do nosso corpo é cercada por um líquido chamado de linfa, temos quatro vezes mais linfa no corpo do que sangue. O problema é que a corrente sanguínea tem sua própria bomba, o coração, mas o sistema linfático não. Entretanto existem algumas maneiras de fazer a linfa se movimentar, que é por meio de massagem de drenagem linfática, movimentos musculares ou respiração profunda.

As células do corpo dependem do sistema linfático como seu único meio para eliminação de toxinas e excesso de fluidos, então fazer a linfa se movimentar é extremamente importante para que toda essa sujeira siga seu caminho até ser expulsa e não restrinja a disponibilidade de oxigênio que chegam até as células.

A boa notícia é que você pode auxiliar o seu organismo a eliminar toxinas por meio de uma respiração profunda e sequenciada que vamos chamar aqui de respiração detox. Veja na ilustração abaixo como funciona a respiração detox:

Respire dessa forma dez vezes por pelo menos três vezes ao dia. Simples assim!

Essa proporção 1-4-2 deve ser mantida sempre. Mas você deve aumentar esses tempos a medida que sua capacidade pulmonar for aumentando. Por exemplo, você pode passar a inspirar durante 4s, segurar o ar por 16s e expirar por 8s, mas perceba que a proporção inspira 1x, segura 4x e expira 2x foi respeitada.

Por que segurar o ar durante quatro vezes o tempo da inspiração?

Por que é o tempo que o organismo terá para oxigenar completamente o sangue e ativar o sistema linfático.

Por que expirar no dobro do tempo da inspiração?

Por que é nesse período que o organismo irá eliminar as toxinas por meio do seu sistema linfático. Quando soltar o ar, comece bem do fundo do abdômen, como um aspirador que estivesse retirando todas as toxinas do corpo.

Durante esse processo você não pode se cansar, se isso acontecer reduza o tempo da inspiração. Veja com quais números você consegue praticar confortavelmente e aumente os tempos aos poucos conforme sua capacidade pulmonar aumentar.

Observações importantes

Para que esse processo seja totalmente eficaz é fundamental que você tenha um estilo de vida saudável, com uma alimentação baseada em frutas, verduras e alimentos ricos em águas, além de tomar bastante água e de preferência evitar o excesso de carnes em geral.

O que acontecerá com você nos primeiros dez ou trinta dias?

Seu corpo começará a limpar o lixo que vêm se acumulando em seus sistemas durante anos, e ele irá utilizar essa nova forma de energia disponível para fazer isso o mais rápido possível. Sendo assim, se você de repente começar a espirrar e expelir muco, não quer dizer que você pegou um resfriado, mas sim que está colocando para fora substâncias que você vem mantendo em seu organismo durante anos. Seu corpo poderá agora ter condições de usar os órgãos de excreção para se livrar do excesso de resíduos anteriormente acumulados nos tecidos e na corrente sanguínea.

Algumas pessoas poderão liberar venenos suficientes de seus tecidos na corrente sanguínea capazes de produzir uma leve dor de cabeça. Elas devem tomar algum analgésico? Absolutamente não! estamos falando sobre eliminar venenos lembra?

A maioria das pessoas, porém, não terá nenhuma reação negativa, mas se sentirá com mais energia e bem-estar.